Educação financeira! Jesus corre aqui !!!

A nossa vida como estudante é contar moedas, afinal de contas, precisamos escolher: ou pagamos a pós, ou os produtos da Mary Kay ou a pizza do final de semana. Vale dizer que os produtos da Mary Kay são maravilhosos; e a pizza, ai Jesus!!, Que fome só de pensar.

Com tantos gastos e custos fica difícil economizar, mas isso acontece por falta de Educação Financeira, pois ela esteve ausente da cultura brasileira. Atualmente, o Ministério da Educação discute projetos de lei para que as escolas públicas ensinem finanças, ou seja, nós não fomos ensinados a refletir sobre isso.

Educação Financeira vai muito além de saber economizar. Ela consiste em práticas cotidianas que visam à qualidade de vida tanto para o presente como para o futuro. Não se trata apenas de valores monetários, mas também cortar gastos desnecessários com o objetivo de gastar dinheiro em algo que proporcione retorno, além disso, vale ressaltar que nossa vida econômica envolve fatores emocionais, sociais e culturais.

Sendo assim, antes de adquirir um determinado produto, devemos ter em mente algumas questões:

Eu realmente preciso disso?

Faço compras por impulso?

É necessidade ou ansiedade?

Controlo meu dinheiro

Meu dinheiro ou o dinheiro controla minhas escolhas?

Tenho dívidas?

O primeiro passo rumo à Educação Financeira é você assumir o controle do dinheiro – o que muitos têm dificuldade. No entanto, com as dicas que preparamos economizar será moleza. Confira!

  • Priorize o planejamento
  • Corte os gastos supérfluos
  • Evite o desperdício!
  • Abra uma poupança
  • Use a tecnologia a seu favor
  • Siga as dicas do canal da Nathali Arcuri https://www.youtube.com/c/Mepoupenaweb
  • Faça renda extra: Aqui você indicando amigos pra estudar conosco, você ganha comissão, se tiver interesse me manda um e-mail marcia@educaosasco.com.br.

 

Márcia da Silva Ferreira Hentz

Gestora Educacional da Educa Osasco