Estudar a nossa língua

Aprender Língua Portuguesa é uma dedicação constante, ainda mais uma língua que sempre está em constante transformação. Aprofundar-se nos estudos da nossa língua é desafiadora, já que muitas vezes acabamos não utilizando no dia a dia todos os recursos que ela tem.

Acabamos nos deparando com uma linguagem que apresenta uma forma coloquial, ou seja, a maneira como falamos no cotidiano; e também somos cobrados a reconhecer a norma culta para que possamos redigir bons textos e, além disso, saber se comunicar de forma adequada em alguns ambientes.

Isso não deve ser visto como algo que nunca será aprendido, mas sim que exige um maior comprometimento da nossa parte. Estudar Língua Portuguesa é um processo de trocas, vivências e diálogos.

Saber reconhecer as características que formam a nossa língua é entender que conseguimos interpretá-la e utilizá-la como ferramenta para reivindicar os nossos direitos.

Entender o “tecido” que é a língua, isto é, seja em sua gramática ou no estudo de sentidos  é uma caminhada que certamente o levará a grandes descobertas.

Envolva-se, certamente você verá nossa Língua de forma diferente.

Professor Fernando Martins

Jornalista, Professor de língua portuguesa