Gastronomia

Informações do curso

Superior de Tecnologia da Unimes tem duração de quatro semestres; conceito é considerado muito bom para os avaliadores

Mais um curso de graduação da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) conquistou avaliação de excelência pelo Inep/MEC. Dessa vez, o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia obteve conceito 4, em uma escala de 1 a 5, em que 5 é a nota máxima.

A Gastronomia é uma área que está super em alta no Brasil e no mundo. E é possível se profissionalizar na área de diversas maneiras, inclusive estudando a distância. Portanto, se você está cogitando fazer um curso de gastronomia EAD, veio ao lugar certo. Um profissional formado em gastronomia pode atuar em diversas áreas. Entre elas, estão:

  • Chef de Cozinha: quem planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares, etc. Um chef também coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes para realizar os preparos.
  • Personal Chef: exerce as mesmas funções do chef, mas atuando em residências particulares ou para clientes específicos.
  • Segurança Alimentar: quem vigia e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes, garantindo que as normas de segurança alimentar estão sendo cumpridas adequadamente.
  • Indústria Alimentícia: o profissional desta área desenvolve novas receitas, cria novos produtos alimentícios e testa produtos criados pela indústria.
  • Gestão de estabelecimentos: é quem administra restaurantes, refeitórios ou quaisquer estabelecimentos alimentícios. Envolve o treinamento de profissionais, a seleção de fornecedores, o gerenciamento do estoque e o controle das finanças da empresa.
  • Consultoria gastronômica: é quem realiza consultorias para empresas do ramo alimentício, propondo mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.
  • Área acadêmica: ainda é possível atuar como professor, ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes. Ou atuar como crítico gastronômico, também.